Os primeiros sintomas

Os sintomas da síndrome do pânico, tive síndrome do pânico

Foto: Thayse Lopes

Há alguns anos me deparei com um medo de sair de casa. Quando tentava sair, eram enjôos, tonturas e palpitações no coração. Na ocasião, eu não fazia a mínima ideia do que aquilo significava. Era como se ficar em casa me deixasse protegida.

Com o passar dos dias, vi que isso estava piorando. Procurei ajuda, uma psicóloga. As conversas com ela me ajudaram a melhorar, o namorado que eu tinha na época também foi um dos responsáveis pela minha melhora. Afinal, sem sua paciência e sem generosidade, eu não teria conseguido. Durante os meses que fiz terapia, fui dignosticada com transtorno do pânico, doença essa que eu não imaginaria ter. Alguns dias eram doloridos pois os sintomas me deixavam vulnerável e medrosa mas em outros dias, parecia que tudo ia melhorar.

Durante os meses de terapia, procurei uma psiquiatra e tomei uns remédios que não lembro o nome e lembro que parei porque não suportei os efeitos colaterais (pior coisa que já fiz,, devia ter continuado). O importante é que durante quase oito meses, a terapia foi minha companheira semanal e eu fui perdendo os meus medos.

Lembro que a ajuda dos amigos foi de grande importância, lembro que todas as etapas em que eu vencia eram comemoradas, lembro que com o tempo eu comecei a esquecer aqueles medos, aquelas palpitações e aqueles calafrios e voltei a ter uma vida normal. O que eu não sabia é que após anos, isso ia voltar e de uma forma pior. E voltou. E tá difícil.

Quem já sofreu de Síndrome/Transtorno de Pânico sabe o quanto isso é doloroso e que todo apoio é bem-vindo. Resolvi falar sobre isso para justamente ajudar quem sofre, já sofreu ou que tem alguém próximo que está passando por isso. Vou contar como têm sido os dias de tratamento e peço que compartilhem suas experiências aqui também, vamos nos ajudar.

Bjos e vamos vencer essa!


Publicado em: 11 de junho de 2015

3 Comentários


  1. Margaret disse:

    Sofro de pânico há dois anos e varias vezes abandonei o tratamento por causa dos efeitos colaterais mais agora tem só piorado e resolvi me tratar estou no quinto dia e hoje começou tontura fico s saber se é da doença ou dos remédios….sei o quanto quem tem sofre …temos grupo de Whatsap de apoio participo de um quem quiser me chame no Whatsap 99 92019742.

  2. valeria disse:

    Tive e tenho síndromes do pânico. …igual vc disse some e volta….Estou numa fase ruim


Deixe o seu comentário!