Eu não sei te explicar minha depressão

A depressão é uma doença tão silenciosa que às vezes nem nós, que temos a doença, sabemos explicar ou distinguir quando ela paira sobre nossos ombros. Agora, imagina explicar isso para uma pessoa que nunca sentiu essa dor? É difícil e muitas vezes, impossível. Então, é isso, eu não sei te explicar minha depressão, mas eu quero.

Nem sempre quando estou sorrindo, estou bem e se digo que não consigo fazer algo, é porquê realmente não consigo e eu me sinto péssima por isso. Eu queria agir normalmente como outras pessoas, mas se sentir dominada e incapaz é surreal e isso realmente me faz incapaz e eu fico assim por dias ou meses, depende da intensidade. Eu nunca sei quando ela vai acabar ou quando ela vai vir. Ela simplesmente vem ou não vai embora. Quando me dou conta, já estou com aquela tristeza doentia. Às vezes acho que ela nunca vai embora, é como um câncer metastático em que há dias bons e dias ruins, mas que nunca permanece bom o tempo todo.

Se eu soubesse explicar o que é ter depressão, eu não pediria um tempinho para respirar. No geral, eu sempre estou triste, virou um estado de espírito e às vezes eu não sei porquê, eu só sinto que se eu morresse, seria melhor. Mas eu gosto de viver, mas não queria viver assim.

Eu não consigo conversar por muito tempo com quem não sofre de depressão, eu sinto que a pessoa é muito feliz e eu sou um fracasso por não conseguir controlar meus sentimentos, mas lembro que não são apenas sentimentos, é uma doença. Mas que doença é essa que eu não consigo tratar efetivamente? Alguém já se curou totalmente da depressão? Às vezes tenho vários motivos para estar feliz e estou triste e eu não entendo por qual motivo, mas lembro da depressão e me culpo. Sou pessimista, tento não ser. Sou negativa, tento não ser.

É um conflito diário comigo. Viver e se deixar viver. Como faz isso? Eu não sei. Eu posso estar hoje me sentindo incrível e no dia seguinte estar me sentindo derrotada. É todo dia assim, é todo tempo assim. Eu me canso muito. Minha mente nunca para, é uma velocidade absurda e me pergunto como eu consigo suportar? Mas estou suportando. Não, nem tudo é depressão, mas eu vivo com a depressão, então, uma tristeza, se torna o fim do mundo pra mim. Desculpa! Eu não sei te explicar o que é ter depressão.

Imagem: Pinterest


Publicado em: 23 de junho de 2017

3 Comentários


  1. Danielle disse:

    Ler esse relato é muito triste. Suspeito que uma pessoa próxima a mim (afetivamente) tem depressão. Gostaria de ajudá-la, já tentei conversar sobre, mas ele não se abre. É muito fechado e não se sente à vontade para conversar sobre questões desse tipo. Vejo que a depressão (se for isso mesmo) acaba com muitas coisas da vida dele, invade inclusive as boas. Até gostaria de mandar esse texto, mas acho que estaria sendo invasiva uma vez que ele tem resistência a esse tipo de assunto é não sabe expressar ou sequer entende os próprios sentimentos. O que eu faço?

    • Thayse Lopes disse:

      Dani, às vezes, por mais que a gente queira ajudar, somente a própria pessoa doente tem que se dispor a ajuda. Se ele não se dispor, é um trabalho em vão. Acho que vc pode mostrar pequenos textos, falar sobre amigos que têm essa doença, colocar filmes em que ele possa identificar os sintomas. Acho que é uma forma mesmo taxativa de dizer que ele precisa de ajuda. Mas se tudo isso não adiantar, vc não pode fazer muito porque a pessoa tem que reconhecer que precisa de ajuda. Um bjo e boa sorte!

  2. Darlanny disse:

    Não sei em você, mas em mim, sempre tem o sentimento de que se você se abrir com alguém sobre, ninguém vai te entender, você vai ser sempre um peso, por isso o silêncio e a solidão acabam sendo o melhor remédio.


Deixe o seu comentário!